Quer saber por que a relação com o paciente é tão importante? Então, você veio ao lugar certo, pois vamos explicar tudo o que é preciso saber sobre o assunto.
Bem, sempre que uma pessoa fica doente, ela vai em busca de um médico que possa lhe ajudar com um tratamento para a enfermidade. Logo, é necessário que se tenha uma relação de confiança.
Pois, se vai em busca do que pode lhe curar, o paciente não vai querer que qualquer pessoa o atenda. No entanto, essa relação de confiança deve ser uma via de mão dupla.
Visto que o paciente vai confiar no que o médico irá propor. Assim como, o profissional irá confiar que o paciente irá cumprir da melhor forma que puder as instruções que ele passou para que ele melhore.
Além disso, não é só uma simples relação de confiança. Trata-se de uma relação de responsabilidade e também de ética profissional.
Quer saber mais? Então é só continuar lendo este artigo para descobrir mais sobre o assunto.
Por que é importante conseguir a confiança do paciente?
Bem, a relação entre o médico e seu paciente é chamada de bilateral. Ou seja, um precisa do outro, no caso do médico ele precisa do outro para que possa ter sucesso na sua profissão.
Além de ter grandes resultados em seus protocolos terapêuticos que já estão montados. Nesse caso, é importante que o paciente não tome só as medicações de forma correta.
Ele também precisa contar tudo o que sente e sabe ao médico. Agora no caso do paciente, ele procura ter sucesso com o tratamento.
Logo, é necessário que ele fique atento as instruções que o médico vai passar. Pois só assim poderá ver resultados com os tratamentos.
No entanto, em ambos casos, só é possível ter sucesso quando existe essa confiança entre os dois. Ou seja, para seja possível ver resultados sejam eles positivos ou negativos é necessário que exista uma relação boa entre ambos.
Por exemplo, quando o paciente sente que o profissional passa essa confiança, ele pode dar mais detalhes sobre a própria vida. Assim será possível ajudar não só com o diagnóstico do problema que o levou ao consultório.
Mas, pode ajudar a evitar que outras doenças se desenvolvam. Assim ele será orientado a como deve seguir para que não acabe transmitindo algo para a sua família.
Além disso, tem um outro fator que pode acabar implicando nessa relação. Bem, é bastante comum que os pacientes possuam uma espécie de mecanismo de defesa no momento da consulta.
Isso é algo que requer atenção, pois pode acontecer por diversos motivos. Logo não deve passar em branco, uma vez que tem relação com sucesso do seu tratamento.
O que é preciso evitar na relação médico e paciente?
Para ter uma boa relação entre médico e paciente é importante evitar alguns comportamentos. Por exemplo, evite ter comportamentos inadequados ou de desequilíbrio.
Isso faz com que os resultados sejam negativos e pode comprometer tanto a saúde emocional, financeira quanto a empregatícia da empresa.
Logo, para evitar qualquer desentendimento ou problema mais grave é importante que os profissionais saibam separar esses ambientes. Ou seja, deve-se separar as relações, tanto pessoais quanto profissionais.
Em outras palavras, dentro do consultório e/ou clínica a relação é profissional. Por outro lado, fora desse ambiente a relação até se tornar algo mais pessoal.
O que fazer para melhorar essa relação de confiança?
Com a correria do dia a dia e a constante necessidade do profissional em “atingir metas” pode acontecer de acabar deixando as consultas mais superficiais. Outros contatos também podem sofrer.
Infelizmente isso é algo que acabou se tornando comum. No entanto, saiba que é possível reverter esse erro e mudar o comportamento.
Mas, como fazer mudança? Bem, isso aparentemente é fácil de resolver, veja só, primeiro tente não tratar seus pacientes como se fossem apenas um número.
Procure dar a atenção necessária que ele merece receber. Até porque estamos falando de uma vida que necessita de cuidados, não de um objeto.
Por conta disso, muitas clínicas e/ou consultórios estão adotando o chamado atendimento humanizado. E possui algumas etapas bem importantes. Confira:
Agendamento:
Esse é o primeiro contato entre o médico e o paciente. Mesmo que seja de forma indireta, tudo começa na hora de agendar a consulta.
Logo, para que esse atendimento seja de qualidade é fundamental que a equipa esteja capacitada. Pois só assim poderão atender de forma correta os pacientes.
Consulta:
Cada atendimento é único, ou seja, individual. Logo é necessário atender de uma forma onde o individual de cada paciente seja respeitado.
Procure ouvir o paciente:
Em certos momentos o médico consegue identificar o problema apenas pela forma como ele fala. O emocional muitas vezes fala mais alto e as vezes os exames não conseguem identificar.
Essa preocupação com o paciente é importante. Demonstrar que se importa é fundamental para construção dessa relação de confiança.
Seja objetivo durante a consulta:
É importante que o profissional seja o mais objetivo possível em sua conversa com o paciente. Por mais difícil que seja a notícia que ele tenha que passar.
Logo, é importante que esse profissional procure manter a conversa direta seja qual for o assunto. É por isso que é preciso informar todos os motivos pelos quais os exames de imagem estão sendo solicitados.
Bem como, todos os processos que devem ser feitos. Então tudo dever feito de forma tranquila e com muito cuidado na hora de informar.
Conclusão
Por fim, mostramos algumas informações sobre a importância dessa relação de confiança entre ambos os lados. Deixamos a sua disposição dicas do que fazer para melhorar essa relação.
Bem como, o que se deve evitar para que esse contato não seja prejudicado. Uma vez que é importante buscar meios para construir essa relação de confiança, pois o sucesso de ambas as partes depende dela.
O que achou desse conteúdo? Esperamos que ele tenha sido útil, caso tenha alguma dúvida é só deixar um comentário, vamos ficar felizes em poder lhe ajudar assim que possível.