Você certamente já deve ter precisado de uma ferramenta na sua casa e não tinha nem uma chave de fenda, certo? Por isso, saber mais sobre como montar ou comprar um kit de ferramentas é essencial para pequenos reparos domésticos.
As ferramentas podem ser profissionais ou não, o importante é que você tenha separado uma quantidade certa dos principais itens para que consiga realizar reparos rápidos e mais simples como pendurar uma televisão, apertar os pés de uma mesa ou outra tarefa.
Nesse sentido, preparamos o conteúdo a seguir com tudo o que você precisa saber para montar seu kit de ferramentas ideal. Para isso, conheça as ferramentas que não podem faltar no seu kit e as marcas mais conhecidas nesse mercado.
3 fatores para montar um kit de ferramentas
De modo geral, existem 3 pontos a serem analisados antes de comprar ou montar um kit de ferramentas. Nem sempre aquele com mais itens será o ideal para você, por isso o primeiro ponto é entender para o que você quer um kit de ferramentas.
Ou seja, você precisa de um kit de ferramentas para uso diário, apenas para uso ocasional, reparos simples ou complexos? São essas as primeiras perguntas que precisam ser respondidas para encontrar o kit perfeito para a sua necessidade.
Depois de entender sua necessidade é preciso entender a durabilidade do seu kit. Afinal, investir em um kit de ferramentas muito barato pode significar rápida perda do material e até mal funcionamento.
Por isso, procure investir em um kit de ferramentas que ofereça um bom equilíbrio entre qualidade, preço e durabilidade. Por fim, você também precisa analisar o conforto que as ferramentas oferecem durante o uso.
Para isso, garanta que as ferramentas possuam um design ergonômico, boa segurança e firmeza durante o manuseio. Afinal, quanto mais qualidade na pegada das ferramentas melhor e mais rápido tende a ser o serviço.
O que precisa ter em um kit de ferramentas básico?

Agora que você já sabe alguns pontos que precisam ser analisados para montar ou comprar o kit de ferramentas ideal, conheça os itens básicos que não podem faltar na sua maleta. Certamente as primeiras ferramentas do seu kit são as chaves de fenda e philips.
Estas chaves possuem dois formatos em sua ponta, a primeira reta e a segunda em forma de X. Com isso, elas são fundamentais para apertar ou afrouxar quase todos os tipos de parafusos, portanto fundamentais em qualquer kit de ferramentas.
Outra ferramenta muito útil e com várias funções é o alicate. Ele é capaz de apertar e soltar porcas, dobrar metais e até desencapar fios. Certamente é uma ferramenta que você pode investir um pouco mais por conta das suas várias funções.
Já a trena é uma excelente ferramenta para ajudar na medição de quadros, distanciamento de móveis e outras tarefas. Para proporcionar um bom uso o ideal é que a trena seja retrátil e venha com uma trava para demarcar facilmente a medida desejada.
A chave inglesa e a chave de boca também são ferramentas úteis para a montagem do seu kit de ferramentas básico. Afinal, elas são extremamente importantes para apertar e afrouxar roscas.
Outra ferramenta muito importante é o martelo. Afinal, ele é o item capaz de prender pregos e outros itens sem a utilização de parafusos.
Para completar seu kit de ferramentas é preciso de uma furadeira e algumas brocas. Ela vai proporcionar uma maior facilidade para furar parede e outros materiais para, por exemplo, pendurar uma televisão ou um quadro.
3 principais marcas de kit de ferramentas
Para montar ou comprar seu kit de ferramentas existe uma grande variedade de lojas e marcas dispostas a vender os itens separadamente ou em maletas prontas. Entre as marcas que mais se destacam nesse mercado, podemos citar a Tramontina.
A marca também muito conhecida por produzir materiais para atividades domésticas como jogo de panelas e talheres, é bastante renomada no ramo das ferramentas. Com toda sua expertise e qualidade, oferece ferramentas de alta qualidade e durabilidade.
Além disso, você também pode encontrar produtos muito bons da marca Bosch. Certamente é uma das marcas mais conhecidas no quesito ferramentas elétricas, muito úteis para facilitar ainda mais os serviços.
Portanto, se você está precisando de um kit de furadeira, provavelmente a Bosch tem o modelo ideal para a sua necessidade. Por fim, podemos destacar também a gigante Black & Decker.
Essa marca é muito voltada para a criação de produtos inovadores e que facilitam o trabalho diário de milhares de pessoas em suas casas ou em atividades profissionais. Por isso, ter um kit de ferramentas Black & Decker sempre será uma boa escolha.
Kit de ferramentas completo

O kit de ferramentas básico é o mais procurado pelas pessoas que precisam apenas dos itens para uso esporádico e de fácil acesso. Entretanto, a variedade de kits e itens é bastante diversificada, podendo ser funcional para diferentes tipos de serviços.
Por isso, um kit de ferramentas completo também pode conter diferentes formatos e tamanhos de parafusos, diferentes tamanhos de chaves. De modo geral, é um kit que apresenta material de reparo para todo tipo de serviço.
Logo, envolve ferramentas para hidráulica, serviços gerais e elétrica. Portanto, esse tipo de kit de ferramentas além de oferecer preços mais elevados, também pode apresentar mais qualidade nos materiais e mais durabilidade.
Conclusão
Com todas as informações apresentadas no texto é possível conhecer os itens que não podem faltar no kit de ferramentas básico. Além disso, também apresenta 3 fatores a serem analisados antes de comprar ou montar um kit.
De modo geral, é preciso entender a necessidade do kit, ou seja, a frequência de uso e o tipo de serviço que será feito. Outro ponto importante é analisar o conforto que as ferramentas proporcionam durante o uso, logo, um design ergonômico é essencial.
Por fim, é preciso analisar também a durabilidade das ferramentas. Em sua maioria, um kit de ferramentas básico precisa ter chave de fenda e philips, alicate, martelo, trena, furadeira, chave inglesa e de boca.
Com essas dicas você já sabe como montar seu kit de ferramentas e três das principais marcas desse segmento, como Tramontina, Bosch e Black & Decker.