Quando você decide comprar ou alugar uma casa na imobiliária, com certeza um dos momentos mais esperados é a escolha da decoração. Afinal, por meio dela é possível transmitir a personalidade dos moradores, assim como oferecer maior aconchego, praticidade e qualidade de vida no dia a dia. Nesse sentido, são diversos detalhes que precisam ser analisados, como o estilo desejado, função de cada móvel, etc.
Sendo assim, dois itens bastante procurados e frequentemente confundidos são o aparador e o buffet. Essas peças são muito versáteis e podem ser usadas de diferentes maneiras pelos moradores e nos mais variados ambientes. Contudo, não é todo mundo que sabe a função de cada um, o que pode causar certa confusão. Então, pensando nisso, preparamos o post de hoje para falar sobre as diferenças entre aparador e buffet. Vamos lá?
Quais são as diferenças entre aparador e buffet?
Esses móveis são bem parecidos, sendo ideais para contribuir com a decoração ao mesmo tempo que ajuda a organizar os elementos presentes nos ambientes. Eles são bastante comuns nas salas de estar e jantar, mas também podem ser usados em outros cômodos.
Eles estão disponíveis no mercado com os mais variados estilos, sejam eles clássicos, contemporâneos, rústicos, etc. Contudo, ainda que sejam parecidos, existem algumas diferenças pontuais e recomendações para cada peça.
Sendo assim, o aparador é um móvel formado geralmente por um tampo sobre uma base, em diferentes materiais e tamanhos. Além disso, ele é mais usado no hall de entrada, sala de estar ou de jantar, servindo como apoio para objetos de decoração. Por outro lado, o buffet tem um espaço para armazenar outros objetos, possuindo portas e gavetas em sua estrutura. Nesse sentido, é comumente utilizado para guardar louças, taças, cristais delicados, etc.
Portanto, a principal diferença entre aparador e buffet é seu tamanho, principalmente na profundidade.
Aparador ou buffet: qual é melhor?
É importante deixar claro que um móvel não é considerado melhor do que o outro, pois cada um irá atender necessidades diferentes. Ou seja, o aparador é mais recomendado para pessoas que querem um suporte para colocar objetos decorativos, sendo que na sala de jantar também pode ser usado como extensão da mesa para colocar travessas e pratos, por exemplo.
Por outro lado, o buffet é ideal para pessoas que querem, além de decorar o ambiente, ter um espaço a mais para guardar os pertences, como as louças, alimentos industrializados, pó e cápsulas de café, etc. Além disso, o buffet também pode ser muito interessante para ser colocado em corredores e quartos, servindo como sapateira, para guardar roupas de cama, etc.
Sendo assim, para escolher o ideal, você deve analisar quais são as suas necessidades e desejos para o ambiente.
Estilos de aparador e buffet
Existem diferentes tipos de aparadores e buffets para comprar e decorar seu novo lar. Confira abaixo os principais:
Madeira
Esse é um dos melhores materiais para aparadores e buffet, sendo visualmente bonita e com diferentes opções de cores e composições. Contudo, vale lembrar que se o móvel for mais escuro, irá constrastar com ambientes mais claros, podendo ser uma distração indesejada no ambiente.
Para esses modelos, é possível criar um equilíbrio com acessórios neutros e em tons mais quentes. Por exemplo, vasos de vidro e potes brancos com estampas monocromáticas são excelentes para harmonizar com os móveis de madeira.
Modernos
Aparadores e buffets mais delicados são produzidos em vidros e geralmente desenhados em linhas retas, promovendo um visual bastante elegante para o espaço e ideais para decorações contemporâneas. No caso dos buffets, que têm espaço para guardar os objetos, eles não competem com outros móveis, sendo um ótimo complemento para uma decoração leve e suave.
Além disso, se quiser complementar a decoração do buffet ou aparador, basta colocar um espelho sobre o móvel, garantindo um visual mais dinâmico, além de contribuir com a sensação de amplitude. Da mesma forma, torna o espaço mais funcional, visto que será mais uma oportunidade para conferir o visual antes de sair de casa.
Estilo Vintage
Por fim, os modelos vintage podem ou não ter os famosos pés palito, assim como madeira e ferro em sua composição, tornando o ambiente mais aconchegante e convidativo. Vale lembrar ainda que nesse estilo de móvel, você pode ainda aproveitar o visual mais retrô para colocar alguns porta-retratos e quadros apoiados.
Então, como você viu, os aparadores e buffets são bem parecidos, mas possuem algumas diferenças pontuais que fazem toda a diferença. Enquanto o primeiro é mais indicado para armazenar objetos de decoração e servir de apoio, o buffet possui portas e gavetas em sua estrutura, permitindo armazenar outros itens que deseja esconder ou guardar. Sendo assim, podemos dizer que não existe um móvel melhor do que o outro, mas sim aquele que mais irá atender às suas necessidades e desejos.