A cozinha é o principal cômodo de uma residência, sendo que muitos priorizam esse espaço na hora de escolher a casa ou apartamento com a imobiliária. Nesse sentido, um dos elementos mais importantes é o armário de cozinha, que além de servir para guardar utensílios, alimentos e tudo o que precisar, também contribui para a beleza do ambiente, praticidade e funcionalidade no dia a dia. Contudo, justamente por esse impacto, não é tão simples escolher o modelo ideal. Então, pensando em te ajudar, preparamos o post de hoje com dicas essenciais para escolher o armário para cozinha. Vamos lá?
Tire as medidas do ambiente
O primeiro passo é tirar todas as medidas de sua cozinha, considerando o espaço para cada eletrodoméstico e utensílios, como geladeira, fogão, micro-ondas, depurador, etc. Com isso, é mais fácil de garantir as medidas certas para cada móvel. Além disso, dependendo do caso, pode ser interessante estudar sobre móveis planejados, pois conseguem aproveitar melhor o espaço disponível.
Considere os eletrodomésticos e utensílios
Como falamos, é importante considerar os eletrodomésticos e utensílios que pretende incluir em sua cozinha. Afinal, fica mais fácil para escolher os armários e organizar o ambiente. Portanto, é necessário pensar ainda em como você pretende utilizar a cozinha. Por exemplo, se não tiver despensa, precisa de mais armários para os alimentos secos, mas caso contrário, isso não será necessário.
Avalie o material
Outro ponto primordial para a escolha do armário de cozinha é o material. O armário de aço, por exemplo, é muito resistente e moderno, sendo ideal para ambientes com estilo moderno e industrial. Isso também vale para o armário de inox, que traz leveza ao espaço.
Já o armário de madeira, também é resistente, durável e conta com diferentes modelos disponíveis no mercado. Os de madeira maciça são mais caros, mas também são os mais resistentes. Contudo, também existem os armários de MDF e MDP. Além de serem mais leves que a madeira tradicional, eles podem ser usados em conjunto para oferecer propriedades como resistência, sustentabilidade, durabilidade, facilidade de limpeza, etc.
Por fim, os armários de vidro são combinados com estrutura de madeira ou MDF no interior, mas deixam os compartimentos à mostra.
Armário pequeno ou grande?
Os armários menores são mais recomendados para espaços compactos. Contudo, um erro comum de pessoas com cozinhas amplas é comprar armários pequenos em maior quantidade. Mas, para esse tipo de ambiente, o ideal é comprar menos móveis, mas que sejam maiores, a fim de preencher o espaço da maneira correta e não causar sensação de bagunça.
Conheça os tipos de armários
Existem diferentes tipos de armários para cozinha, encaixando-se em todas as medidas, estilos de decoração e necessidades dos moradores. Sendo assim, é importante conhecer melhor cada um deles para entender qual é a melhor opção para sua nova casa e até mesmo em como utilizar mais de um tipo no cômodo. Portanto, confira abaixo os principais modelos de armários de cozinha:
Armário em L
Uma ótima opção para otimizar o espaço da cozinha é o armário em L, conhecido como armário de canto. Ele é ideal para ambientes pequenos, pois ocupa os dois cantos da parede, sendo essa uma área que seria facilmente desperdiçada em outros modelos.
Armário suspenso
O armário suspenso também é conhecido como armário aéreo e é instalado sem nenhum contato com o chão. Sendo assim, ele fica na parte superior da cozinha, como acima da geladeira, pia, etc. Além disso, conta com opções para cômodos amplos e pequenos.
Armário de chão
O armário de chão é instalado sobre o piso da cozinha e é um dos modelos mais importantes. Afinal, além de armazenar louças, panelas, alimentos e utensílios, ele também pode ser usado como balcão para apoiar eletrodomésticos, expor objetos decorativos ou servir como apoio para refeições rápidas. Ele pode ficar debaixo da pia ou do outro lado da parede.
Armário espelhado
O armário espelhado é outro tipo muito interessante, pois cria um reflexo no cômodo, como se fosse um espelho, contribuindo para a sensação de amplitude. Por isso, é ideal para ambientes modernos e pequenos.
Cores e estilo de decoração
Por fim, mas não menos importante, as cores e estilo dos armários da cozinha também são importantes. Para ambientes pequenos, é importante escolher cores claras e neutras, pois ajudam na sensação de amplitude. Mas, para cômodos maiores, é possível ousar um pouco mais nos tons, desde que você harmonize com o estilo de decoração. Contudo, se não quiser errar, prefira tons neutros e sóbrios, independente do tamanho.
Então, com as dicas do post de hoje temos certeza que a escolha de seu armário para cozinha será muito mais simples e rápida. Mas, lembre-se de ter planejamento e organização, pois essas são as peças de maior impacto no ambiente e não podem ser compradas de qualquer jeito.