A arara de roupas é uma ótima pedida para quem quer montar um closet aberto, servindo para colocar e organizar as peças de maneira inteligente e facilitando significativamente a rotina e visualização. Feitas em diferentes materiais, os modelos produzidos com injeção plástica são excelentes, visto que são resistentes e ao mesmo tempo leves de manusear. Além disso, graças aos moldes de injeção, têm um formato mais simples de encaixar em diferentes lugares.
Contudo, além de ser um objeto funcional e de organização, ela também se tornou uma peça de decoração cada vez mais usada. No entanto, ainda assim muitas pessoas têm dúvidas sobre suas vantagens. Então, pensando nisso, preparamos o post de hoje para falar se as araras de roupas realmente valem a pena. Vamos lá?
Praticidade
Uma das principais vantagens em possuir uma arara de roupas é a praticidade para sua rotina. Afinal, você poderá pendurar suas peças e facilitar de forma significativa a visualização do que possui. Com isso, saberá exatamente o que tem, tornando o processo de se vestir muito mais rápido.
Além disso, graças à disposição das roupas na arara, você conseguirá usar mais seus itens. Isso porque, tudo estará bem à sua frente, ao contrário de um armário convencional, onde as peças se perdem facilmente nas gavetas e nichos.
Somente o que é essencial
Outro ponto importante, mas que muitos não sabem, é que a arara de roupas estimula o consumo consciente, visto que permite você focar somente no que é essencial para seu uso. Isso porque, devemos lembrar que o espaço é mais limitado e as roupas ficam expostas. Sendo assim, dificilmente você irá acumular peças que não usa, permitindo que você crie mais consciência sobre o que realmente precisa e consiga praticar o minimalismo. Além disso, ainda pode deixar várias peças para doação e fazer uma boa ação.
Boa variedade de modelos
Vale lembrar ainda que a arara de roupas deve ser escolhida de acordo com a decoração do ambiente, a fim de garantir maior harmonia no ambiente. A boa notícia é que existem diversos modelos disponíveis no mercado, com os mais diferentes materiais, cores e até mesmo divisórias. Sendo assim, é possível encontrar aquele que mais atende às suas necessidades e ao mesmo tempo combina com o estilo de decoração de sua casa. Mas, caso queira aproveitar uma dica, escolha sempre cores neutras.
Ideal para espaços pequenos
Vale lembrar ainda que a arara de roupas economiza muito espaço, otimizando os ambientes de maneira inteligente. Sendo assim, é uma ótima pedida para espaços pequenos, especialmente apartamentos ou para quem tem muita coisa. Além disso, ela permite um melhor aproveitamento da área em relação ao guarda-roupa, ocupando menos espaço e permitindo melhor circulação no ambiente. Inclusive, muitas pessoas deixam de lado os grandes armários, optando por uma arara e uma pequena cômoda para guardar peças íntimas, por exemplo.
Previne o mofo
Não podemos deixar de falar ainda que a arara previne o surgimento de mofo e bolor, algo muito temido pelas pessoas, especialmente quem vive em regiões mais úmidas. Isso porque, ao contrário do guarda-roupa, as peças ficam totalmente expostas, fazendo com que recebam mais luz e ventilação natural. Inclusive, esses dois agentes são os mais importantes para combater esse tipo de problema, que além do mau cheiro, pode acarretar também em doenças respiratórias.
Bom custo-benefício
Por fim, mas não menos importante, as araras têm um preço bastante acessível, independente do material que escolher e, principalmente, quando comparado com o valor de um guarda-roupa convencional. Não à toa, é muito procurada por jovens que moram sozinhos e querem montar seu próprio closet. Além disso, a peça possui boa durabilidade, melhorando ainda mais seu custo-benefício, desde que você a utilize corretamente, é claro.
Vale a pena ter arara de roupas?
Então, se você chegou até aqui e entendeu as vantagens de ter uma arara de roupas, já sabe que o produto realmente vale a pena. Sendo assim, é hora de iniciar sua pesquisa para escolher o modelo ideal. Lembre-se, no entanto, de analisar o espaço disponível e garantir um modelo que esteja adequado, ou seja, nem muito grande e nem pequeno demais. Dessa forma, você conseguirá aproveitar ainda mais os benefícios da peça.