Por mais que você compre um apartamento na planta, já é possível começar a planejar a decoração. Afinal, essa é uma das grandes vantagens desse tipo de imóvel: permite se organizar com calma e criar ambientes totalmente personalizados e aconchegantes. Sendo assim, além de questões como pisos, revestimentos e cores das paredes, existem detalhes que merecem atenção, como os próprios objetos decorativos. Nesse sentido, inserir um aquário dentro de casa pode ser uma ótima pedida, tornando os ambientes mais bonitos e diferenciados.
Por mais que esse seja um desafio, não é uma tarefa tão difícil, pois basta fazer algumas pesquisas sobre o assunto e conversar com especialistas. Portanto, o principal objetivo é integrar a peça de forma harmônica ao ambiente, seja ela um pequeno detalhe ou o grande destaque do espaço.
Contudo, sabemos que não é todo mundo que sabe como usar o aquário na decoração e, por isso, pensando em te ajudar, preparamos o post de hoje com x dicas incríveis. Vamos lá?
Aquário na parede
O modelo de aquário na parede precisa de muito planejamento e atenção. Nesse sentido, pode ser interessante conversar com a construtora do empreendimento para entregarem seu apartamento com o espaço na parede pronto para receber o aquário. Contudo, caso não seja possível, é importante analisar com o condomínio para verificar a possibilidade no futuro. Uma boa pedida é colocar na parede dos cômodos, como quarto, sala de estar, jantar e cozinha. Além disso, é possível fazer do aquário um divisor de ambientes, trazendo muito mais vida (literalmente) para seu espaço.
Pia de aquário
Uma opção ainda mais diferente para se ter em casa é a pia de aquário. O ideal é que ela seja colocada no banheiro, visto que se torna a peça de principal destaque no ambiente. Com isso, os outros elementos presentes no cômodo podem ser mais simples e menos chamativos. Além disso, o ideal é utilizar cores neutras na decoração e preferencialmente claras, visto que promovem mais aconchego para os peixinhos. Não se esqueça ainda de decorar o banheiro com itens que conversem com o aquário, mantendo um ar natural e delicado para o local.
Móveis com aquário
Outra forma de incluir o aquário em sua decoração é transformá-lo em mobília. Os melhores cômodos para receber esse tipo de móvel são cozinha e sala de estar. Na primeira, ele pode ser inserido nas bancadas e armários. Já na sala de estar, você pode incluir o aquário na mesinha de centro ou até mesmo na lateral, fazendo com que ele seja parte da estrutura. Mas, para isso, é muito importante contar com a ajuda de profissionais especializados, que consigam criar uma estrutura resistente o bastante para abrigar seu aquário.
Aquário suspenso
Se você não quer se preocupar com reformas, uma das melhores opções é o aquário suspenso, promovendo elegância e sofisticação aos ambientes, da mesma maneira que os modelos embutidos. Além disso, existem diversos tamanhos disponíveis no mercado e você pode escolher aquele que mais se adequar ao seu espaço. Os aquários suspensos dão um charme diferente para os cômodos e, dependendo da decoração interna e cor dos peixes, tornam o local ainda mais alegre e descontraído.
Aquário na escada
Se você tem um apartamento duplex, o aquário na escada é uma ótima forma de ousar na decoração. Ele pode servir de apoio para quem utiliza as escadas e dar um destaque ainda maior para essa parte do imóvel. Para escadas curvas, você pode colocar o aquário no vão central, promovendo ainda mais charme e ousadia para a decoração. Mas, outra maneira muito interessante é colocar o aquário no espaço disponível na parte de baixo da escada, que também fica incrível. Inclusive, ele ainda pode servir para iluminar os degraus, o que facilita bastante durante à noite.
Cuidados importantes
Agora que você sabe onde pode usar seu aquário na decoração, devemos lembrar que existem alguns cuidados necessários que merecem sua atenção. Portanto, tenha em mente que quanto maior o aquário, mais trabalho terá para mantê-lo limpo e saudável para os peixes. Sendo assim, se você não tem muito tempo para se dedicar, é melhor optar pelos aquários pequenos e portáteis, visto que são mais fáceis de limpar e podem ser colocados em qualquer espaço.
Além disso, conte com a ajuda de profissionais para orientar durante a montagem, contribuindo para a escolha dos peixes e outras dicas sobre a manutenção, como troca de água, limpeza, espécies, etc.
Então, agora que você sabe mais sobre como usar aquário na decoração, já pode montar seu planejamento. Mas, lembre-se de conversar com especialistas no assunto, além de estudar para oferecer todos os cuidados necessários para manter a saúde dos animais que pretende adquirir em dia. Temos certeza que esse será um toque diferenciado e muito especial em sua casa ou apartamento, trazendo personalidade e aconchego para o novo lar.