Novas pessoas querem começar a investir seu dinheiro todos os dias. Porém, para isso acontecer, primeiro é preciso estudar muito, principalmente as estratégias mais usadas pelos traders.
Se o objetivo é ganhar dinheiro comprando e vendendo ações, saber o que é swing e day trade pode ajudar. Mas, antes de optar por algum desses métodos de investimento, é preciso entender suas características, vantagens, desvantagens e como elas se alinham aos objetivos financeiros e perfil de investidor. Veja mais a seguir.
Este conteúdo não é uma recomendação de investimento.
O que é swing trade?
A primeira coisa que se deve saber sobre o assunto é que o swing trade se trata de uma estratégia de investimento de curto a médio prazo. O objetivo aqui é lucrar com as flutuações dos preços, aproveitando as oscilações que se formam ao longo de um período.
Logo, cada tomada de decisão é baseada nas tendências do mercado, então o swing trader acompanha os cenários econômicos, assim como a análise técnica e revê sua estratégia a todo instante e utiliza a análise fundamentalista para analisar a empresa que quer investir.
Vantagens desse método de trade
Este método traz boas vantagens, começando por menos pressa e ansiedade. Por envolver prazos mais longos, o swing trade permite uma análise mais calma e planejada, sem a necessidade de monitorar os preços em tempo real o dia todo.
Ao manter um ativo na carteira por mais tempo, o swing trade tende a ter ganhos maiores em porcentagem do que o day trade, pois você consegue tomar decisões de compra e venda melhores.
Desvantagens do swing trade
O custo de carregamento. Para quem opera com alavancagem, os custos de carregamento (como juros de margem) podem se acumular com o tempo, tornando a operação mais cara. Vale lembrar que a alavancagem amplifica tanto os lucros quanto as perdas, portanto, é importante criar um gerenciamento de risco consistente. Bom, visto o que é o swing trade, chegou o momento de conhecer de perto o day trade.
O que é day trade?
O day trade, por sua vez, é uma estratégia em que todas as operações são concluídas dentro do mesmo dia. Logo, o investidor compra e vende um ativo no mesmo dia de negociação. Esse método exige que o trader monitore o mercado em tempo real, tomando decisões rápidas em qualquer oportunidade, conseguir ter os melhores retornos possíveis.
Por isso, as operações requerem uma análise técnica bastante detalhada, baseada em gráficos, indicadores ou acontecimentos importantes que possam ocorrer no dia da operação e influenciar as oportunidades de ganho no curto prazo. que possam identificar oportunidades de ganho a curto prazo. A seguir, confira algumas vantagens e desvantagens desse método de trade.
Vantagens do day trade
Como as operações são iniciadas e finalizadas até o final do mesmo dia, o ativo não fica “preso”, já que o lucro em day trade é realizado no mesmo dia, deixando assim, o capital livre para novas operações. Nessa opção, o trader não corre o risco caso surja uma nova oportunidade de trading no curto ou médio prazo.
Quem consegue desenvolver uma boa estratégia de gerenciamento de risco e controle emocional, e controlar o risco, pode ter lucros no day trade.
Desvantagens do day trade
Já em pauta nas desvantagens, é possível encontrar a alta volatilidade no centro dos problemas. Como o day trade depende de oscilações rápidas de preço, ele exige atenção constante, pois qualquer distração pode resultar em perdas, já que para analisar um ativo para day trade, é necessário acompanhar gráficos de tempos menores (como o de 1 hora ou de 30 minutos) e quanto menor o tempo gráfico, maior a volatilidade e o risco atrelado a essas operações.
Mas, além disso, também há custo operacional elevado, já que a quantidade de operações em um dia pode gerar custos elevados com corretagem e taxas, o que pode influenciar nos ganhos.
E, por fim, essa é uma prática muito rápida e competitiva, o que pode gerar altos níveis de estresse, exigindo controle emocional para evitar decisões impulsivas.