Ao realizar reformas ou decidir construir, um dos pontos mais importantes é a escolha da telha. Afinal, ela pode influenciar em diversos fatores em uma construção. Nesse sentido, um modelo que vem ganhando cada vez mais destaque nos dias de hoje é a relha sanduíche, muito indicada pela construtora GDV devido aos seus benefícios.
Também conhecida como telha termoacústica, ela é muito usada para melhorar o isolamento térmico e acústico dos ambientes, sendo ideal quando falamos em vedação e isolamento. Contudo, por mais que seja destaque, não é todo mundo que conhece essa telha e é comum ter algumas dúvidas sobre o assunto. Então, pensando em te ajudar, preparamos o post de hoje para explicar o que é a telha sanduíche quais são suas vantagens. Vamos lá?
O que é a telha sanduíche?
A telha sanduíche é formada por duas chapas de metal, que na maior parte dos casos, são feitas em aço galvanizado. Entre elas existe uma espécie de isolante, que pode ser feito de poliuretano ou isopor, sendo que o primeiro oferece um isolamento ainda melhor.
Sendo assim, é justamente devido a esse processo de fabricação que a telha sanduíche possui esse nome. Além disso, o interior da telha é formado por alguns outros materiais químicos, como o poliestireno e poliisocianurato. Todos eles, junto com a rocha e a lã de vidro, garantem a total eficácia da telha sanduíche.
A espessura padrão do isolante costuma ser de 30 mm, mas pode variar de acordo com o nível de isolamento desejado. Já quando falamos do tamanho das telhas, a largura geralmente é de 1 metro e o comprimento varia de 2 a 8 metros. Além disso, as chapas metálicas podem ser pintadas com tinta eletrostática, contribuindo para uma construção ainda mais bonita e moderna.
Quais são as vantagens da telha sanduíche?
Não é à toa que a telha sanduíche vem ganhando cada vez mais destaque nos dias atuais. Afinal, ela oferece vários benefícios e vantagens para a construção e usuários. Uma das principais é a facilidade de instalação, pois como é instalada diretamente ela não precisa de forro. Além disso, pode ser usada em telhados embutidos ou aparentes.
Outro ponto importante é que a telha sanduíche é bastante versátil, podendo ser usada tanto em grandes quanto em pequenos projetos, desde construções residenciais até galpões industriais. Além disso, por ser feita sob medida, ela é totalmente personalizada ao seu projeto. Inclusive, além de servir para dar isolamento térmico, ela também serve para criar e vedar paredes e fachadas, sendo um tipo de divisória.
É relevante ressaltar que a telha sanduíche promove uma redução significativa de ruídos externos, promovendo uma barreira acústica de 20 a 40 decibéis. Justamente por isso, é indicada para imóveis em regiões muito agitadas e barulhentas. Da mesma forma, a telha pode promover cerca de 90% de redução térmica em fechamentos e coberturas. Com isso, impede o superaquecimento, evitando a condensação e o gotejamento de água.
Podemos afirmar ainda que devido a esses benefícios, a telha sanduíche contribui com a economia no longo prazo. Afinal, por promover maior conforto térmico aos usuários, reduz o consumo de aparelhos como ar-condicionado e ventiladores, diminuindo os gastos com energia elétrica.
Para finalizar, a telha sanduíche é capaz de retardar as chamas do fogo e reduzir o risco de alastramento, ao mesmo tempo que não absorve água e consegue reduzir a umidade presente nos espaços.
Vale a pena ter telha sanduíche?
Devemos lembrar que a telha sanduíche não está entre as mais baratas do mercado. Sendo assim, é comum surgir dúvidas se realmente vale a pena. No entanto, é importante deixar claro que ela é uma excelente alternativa, principalmente para quem mora em regiões muito quentes ou frias, visto que promove isolamento térmico na construção, garantindo o conforto dos usuários.
Sendo assim, é um investimento não apenas em qualidade de vida, mas também em relação ao financeiro. Afinal, como falamos, ela ajuda a economizar na conta de energia devido à redução do uso de aparelhos, como ar-condicionado e ventiladores.
Mas, ainda sim, é importante conversar com os profissionais da construtora contratada, pois com seu conhecimento e experiência, poderão dar as melhores orientações sobre a telha ideal para seu projeto de construção ou reforma.