Os apartamentos de alto padrão são as melhores opções para quem quer investir em uma boa decoração e reforma. Nesse sentido, muitos decidem trocar o piso do imóvel, principalmente da sala, visto que é um dos cômodos mais utilizados pelos moradores. No entanto, são muitas as opções de revestimento disponíveis no mercado, com diferentes efeitos e objetivos. Como consequência, escolher o ideal pode ser uma tarefa difícil. Então, pensando nisso, preparamos o post de hoje para falar sobre quais são os melhores pisos para sala. Vamos lá?
Qual o melhor piso para sala?
Existem diferentes tipos de piso indicados para a sala, cada um com suas características, vantagens e desvantagens. Sendo assim, para escolher o ideal, você precisa analisar o estilo de decoração do ambiente, assim como a funcionalidade e praticidade de limpeza no dia a dia. Além disso, o orçamento também é um ponto importante, visto que os valores precisam estar de acordo com sua realidade financeira. Sendo assim, confira abaixo quais são os melhores pisos para sala para escolher o ideal para você:
Porcelanato
O piso de porcelanato é o queridinho do momento, possuindo diferentes tipos de acabamentos. Contudo, os mais tradicionais são polidos, acetinados e amadeirados. Cada um deles oferece diferentes impactos visuais, mas todos são muito resistentes e fáceis de limpar. Além disso, o porcelanato é um piso frio, promovendo frescor para os ambientes.
Madeira
O piso de madeira para sala é um dos mais desejados, mas também um dos mais caros. Contudo, o investimento realmente compensa, visto que ele oferece uma estética única, além de sensação de conforto e aconchego no dia a dia. Além disso, é um piso muito resistente e durável, exigindo algumas manutenções ao longo do tempo.
Cerâmica
Durável e resistente, esse piso passou por uma repaginação, possuindo novos modelos com acabamentos diferenciados, que ganharam o coração dos moradores. Existem pisos cerâmicos que imitam madeira e pedra, mas com um custo muito mais acessível. Além disso, eles são considerados frios e, por isso, são ideais para regiões quentes.
Cimento queimado
O cimento queimado é uma nova tendência na decoração e conquista cada vez mais pessoas. Com uma pegada mais voltada para o estilo industrial, ele é um piso frio e de baixo custo, mas pode deixar à mostra algumas trincas que surgirem ao longo do tempo.
Mármore
Por fim, o piso de mármore é de pedra natural, o que por si só já promove muita sofisticação ao ambiente. Ele é um piso frio e nunca sai de moda, sendo muito resistente e durável. Contudo, os valores não são acessíveis.
Melhores cores de piso para sala
A cor do piso para a sala é um ponto mundo importante e na hora de escolher a melhor você deve levar em consideração pontos como o estilo de decoração do ambiente, tipo de material que será utilizado, vantagens e desvantagens de cada um e seu gosto pessoal. Portanto, confira abaixo algumas opções:
- Branco: o piso branco combina com todos os estilos de decoração, ao mesmo tempo que reflete melhor a luz e promove equilíbrio aos ambientes. Além disso, é uma ótima opção para espaços pequenos, pois ajuda na sensação de amplitude.
- Cinza: os pisos para sala cinza criam uma base neutra no ambiente, que é excelente para combinar com qualquer tipo de decoração. Esse tom pode estar presente no acabamento em concreto, por exemplo, assim como no cimento queimado, revestimentos cerâmicos ou porcelanato.
- Bege: O bege é uma boa opção para aqueles que não querem decorar a sala com piso branco. Afinal, além de manter a sensação de calma e tranquilidade, contribui para a delicadeza dos espaços, assim como ajuda a esconder a sujeira.
- Preto: Ainda que não seja tão comum, o piso preto ajuda a criar ambientes luxuosos e promove um contraste muito interessante na decoração. Contudo, é importante combiná-lo com elementos de decoração mais claros para não pesar no ambiente.
- Marrom: Por fim, o piso marrom nos remete à terra e madeira. Sendo assim, incluir esse tom nos ambientes ajuda a trazer sensação de aconchego e conforto para o dia a dia.
Então, agora que você conhece quais são os melhores pisos e cores para sala, já pode escolher qual deles incluir em seu novo ambiente. Mas, devemos lembrar que ter um bom planejamento é primordial. Afinal, é por meio dele que você poderá promover harmonia ao imóvel como um todo, garantindo que todos os elementos conversem entre si e, portanto, ofereçam sofisticação e aconchego no dia a dia. Além disso, tenha em mente que uma boa organização para a reforma é fundamental para que você colha os benefícios no futuro, como a praticidade e funcionalidade em meio à rotina corrida.
Sendo assim, para evitar erros, o ideal é contar com a ajuda de especialistas, como o arquiteto ou designer de interiores, para que possam te orientar da melhor maneira em suas escolhas.