Quando se aluga uma casa ou apartamento com a imobiliária, sabemos que não é permitido realizar grandes mudanças na propriedade, a não ser que sejam autorizadas pelo proprietário. No entanto, para evitar dores de cabeça, existem diversas maneiras de transformar a decoração do imóvel de maneira simples e a instalação de prateleiras é uma das alternativas mais interessantes. Isso porque, ainda que seja necessário realizar os furos na parede, eles podem ser cobertos posteriormente com argamassa e tinta, permitindo devolver a propriedade exatamente da mesma maneira que recebeu.
Contudo, sabemos que não é todo mundo que sabe como usar esses elementos na decoração. Então, pensando em te ajudar, preparamos o post de hoje com x dicas para incluir prateleiras em seu novo lar. Vamos lá?
Escolha o tipo de fixação de sua prateleira
Uma das primeiras etapas que você precisa passar na hora de instalar as prateleiras é escolher qual o tipo de fixação desses elementos. Ela pode ser feita com suporte em L ou fazendo a instalação invisível. A primeira opção fica aparente e causa um impacto visual na decoração. Sendo assim, é importante conferir se irá combinar com o restante do cômodo ou se é melhor optar pela opção invisível.
Atente-se para o peso suportado
Outro ponto importante é o peso que a prateleira consegue suportar, sendo que isso também depende do tipo de instalação realizado. Nesse sentido, uma prateleira de livros deve ser muito mais resistente do que uma prateleira com porta-retratos, por exemplo. Além disso, as prateleiras da cozinha também precisam ser reforçadas para evitar acidentes.
Escolha um material que combine com a decoração
É importante que as prateleiras escolhidas combinem com o restante da decoração do cômodo, a fim de garantir harmonia e beleza. Caso contrário, pode passar sensação de bagunça visual, além de incomodar os olhos. Por exemplo, em uma sala rústica, as prateleiras de madeira são uma ótima pedida. Entretanto, existem diferentes materiais para escolher, como vidro, MDF, metal, pedra, etc. Também é possível misturar dois materiais e solicitar uma prateleira personalizada, mas isso irá depender do orçamento disponível.
Composição
Existe uma grande variedade de modelos e combinações de prateleiras disponíveis no mercado e você pode escolher aquelas que mais atendem às suas necessidades e preferências pessoais. As combinações mais comuns são as prateleiras duplas, triplas com a terceira em tamanho menor, de cabeceira, interligada por cordas, etc. Aqui, o mais importante é colocar a criatividade para funcionar e combinar com outros elementos da decoração.
Exponha suas coleções
As prateleiras são uma ótima pedida para expor coleções, desde as lembrancinhas das viagens, até itens mais robustos. A boa notícia é que ao mesmo tempo que elas decoram o local, não roubam a cena dos objetos expostos.
Mantenha alguns espaços vazios
Por mais que você tenha prateleiras, é importante deixar claro que nem todos os espaços precisam ser preenchidos. Para saber o quanto incluir em cada parte, é importante fazer testes. Ou seja, inclua os objetos desejados e depois visualize todo o cômodo. Dessa forma, você sabe se a composição está harmônia ou se pode ser melhorada.
Prateleiras baixas são diferentes
As prateleiras também podem ser instaladas em uma altura mais baixa, garantindo maior versatilidade para a peça. Afinal, ela pode assumir a função de bancada, aparador, rack e até mesmo de mesinha lateral. Além disso, também é uma ótima pedida para servir como apoio de objetos decorativos mais altos, assim como copos e outros objetos do dia a dia.
Prateleiras como armários
Para uma cozinha moderna, você pode trocar os armários pelas prateleiras, incluindo os objetos que mais usa no dia a dia. Ou seja, ela combina muito bem com pratos, potes de mantimentos, taças e copos à vista. Mas, lembre-se de manter a organização em dia para garantir a harmonia no espaço. Caso contrário, é melhor manter os armários fechados.
Para plantas
Prateleiras e plantas são uma ótima combinação e podem ser organizadas das mais diferentes maneiras. Aqui, é possível montar um pequeno jardim vertical, com prateleiras dispostas para abrigar vasos de maneira organizada. Além disso, outra opção é colocar uma prateleira de ponta a ponta, como vamos explicar no próximo tópico, na parte mais alta da parede.
Prateleiras compridas
Se você quer que seu imóvel pareça mais espaçoso, uma ótima dica é instalar uma prateleira comprida de uma ponta a outra da parede. Com isso, você cria sensação de continuidade e, consequentemente, de amplitude. Inclusive, elas podem ser instaladas em altura mais baixa para armazenar livros e outros objetos de fácil acesso, ou na parte mais alta para abrigar plantas.
Então, com as dicas do post de hoje temos certeza que decorar sua casa alugada com prateleiras será uma tarefa muito mais simples. Mas, lembre-se de ter um bom planejamento, além de checar o projeto hidráulico e elétrico do imóvel para evitar acidentes.