O closet é um espaço muito desejado pelas pessoas, principalmente quando estão procurando uma nova casa com a imobiliária. Afinal, além de ajudar na organização do quarto, também contribui para a praticidade no dia a dia e estética do cômodo. Contudo, ainda que seja um ambiente criado para facilitar o dia a dia, dependendo de como for utilizado, pode acabar prejudicando os moradores, especialmente quem não consegue mantê-lo organizado. Sabemos que essa pode ser uma tarefa difícil, especialmente quem tem muitas roupas. Então, pensando em te ajudar, preparamos o post de hoje com 7 dicas incríveis.
Desapegue
O primeiro passo é retirar todas as peças de dentro do closet para conseguir visualizar tudo o que possui. Essa é uma das tarefas mais difíceis para quem tem muitas roupas. No entanto, é primordial para dar continuidade às outras etapas. Isso porque, ela facilita a visualização e você com certeza irá encontrar peças que nem mesmo lembrava que tinha.
Então, a partir disso, é importante separar o que quer manter, o que precisa jogar fora e o que pode doar ou vender. Isso é muito importante, pois permite o fluxo e entrada de novas peças, além de conscientizar sobre o consumo desenfreado.
Otimize os espaços
Depois de separar suas roupas, é hora de começar a organizá-las em seu closet. Sendo assim, é importante facilitar e otimizar sua rotina e, para isso, o ideal é separar as peças por categorias, como calças, camisas, blusas, vestidos, saias, casacos, etc. Com isso, é muito mais fácil visualizar as peças e saber onde procurar em meio à correria do dia a dia. Se tiver espaço, recomendamos pendurar o máximo de roupas possível nos cabides, pois também facilita a rotina. Contudo, lembre-se que peças de trigo e malha devem ser dobradas e guardadas na gaveta para evitar que fiquem deformadas.
Aprenda a guardar roupas íntimas
As roupas íntimas costumam ser a parte mais bagunçada do closet. No entanto, mantê-las organizadas é mais fácil do que você pensa. Nesse sentido, é possível apostar nas caixas organizadoras, que além de práticas, são extremamente versáteis, podendo organizar os itens por cor, modelo ou tipo de peça. Além disso, também é possível utilizar os organizadores de tecido, como as colmeias, que facilitam a visualização no dia a dia. Por outro lado, os sutiãs exigem um cuidado especial, visto que são peças mais delicadas. Sendo assim, o ideal é enfileirar todos eles dentro da gaveta ou usar divisórias próprias para evitar que fiquem dobrados.
Atenção na hora de dobrar as roupas
Se você realmente deseja organizar seu closet, é primordial atentar-se na hora de dobrá-las, principalmente quando falamos de camisetas. Portanto, uma dica principal é dobrar todas as peças do mesmo tamanho e maneira, pois isso facilita na hora de empilhar as peças, além de garantir um visual mais harmônico ao espaço. Além disso, você também pode separar por cor, estampa ou tipo de tecido, facilitando na hora de encontrar a peça que deseja e quando for produzir um look.
Por fim, para dobrar uma camiseta rapidamente, você pode usar uma prancheta ou molde próprio para dobragem.
Reserve um espaço separado para bolsas e sapatos
Para pessoas que possuem uma grande variedade de bolsas e sapatos, é necessário ter um lugar especial para esses itens. Inclusive, guardar as bolsas em sacos de pano é ainda mais importante, a fim de proteger melhor a peça.
Para os sapatos, é possível guardar os modelos lado a lado ou um pé na frente do outro, o que for melhor de visualizar. Além disso, sempre cheque que eles estão limpos antes de guardá-los de volta.
Utilize etiquetas
Se você gostou da ideia das caixas organizadoras, outro item que você precisa ter em seu closet são as etiquetas. Isso porque, elas vão ajudar ainda mais na hora de encontrar aquilo que precisa. Aqui, você pode simplesmente escrever o que tem em determinada caixa ou ainda separar cada uma delas com etiquetas de cores diferentes. Afinal, em meio à correria do dia a dia, as cores são mais fáceis de identificar do que ler cada uma das etiquetas.
Mantenha a organização
Por fim, de nada adianta seguir todos esses passos, se em uma semana o closet já estiver bagunçado novamente. Sendo assim, sempre que tirar uma peça, devolva-a para seu devido lugar quando terminar de usá-la. Dessa forma, você consegue manter tudo bem arrumado por muito mais tempo.
Então, agora que você sabe como organizar o closet de maneira simples, já pode colocar em prática nossas dicas. Temos certeza que ao seguir todas elas da maneira certa, os resultados serão excelentes. Com isso, ao mesmo tempo que você consegue organizar o espaço, você também mantém o local arrumado ao longo do tempo. Além disso, caso não tenha tempo, também pode contratar uma personal organizer para te ajudar nessa tarefa.