A região Sul é frequentemente procurada por pessoas que querem ter qualidade de vida em seu dia a dia. No entanto, um dos principais destaques é o estado de Santa Catarina, que por mais que seja um dos menores do país em extensão territorial, é um dos maiores quando falamos em economia e IDH (Índice de Desenvolvimento Humano).
A boa notícia é que são muitas as cidades que oferecem bem-estar, segurança e lazer para os moradores, mas é justamente essa variedade que pode causar confusão na hora de escolher a melhor. Então, pensando em te ajudar preparamos para o post de hoje uma lista das 9 cidades catarinenses para morar.
Itajaí
Cada vez mais pessoas procuram uma imobiliária em Itajaí, a fim de aproveitar os benefícios de morar em uma das cidades que mais cresce no país. Considerada a segunda maior economia de Santa Catarina, o município é destaque por seu desenvolvimento econômico e qualidade de vida da população. Além disso, conta com belíssimas paisagens naturais e boa parte dos indivíduos preferem investir e comprar os lançamentos na Praia Brava, considerada uma das mais charmosas e badaladas do estado.
Florianópolis
É claro que a capital de Santa Catarina não poderia ficar de fora de nossa lista, sendo considerada uma das melhores cidades do país para se viver. A Ilha da Magia não tem esse apelido à toa, com praias de tirar o fôlego, mata preservada, dunas, lagoas e tudo de melhor que a natureza pode oferecer. Além disso, é um importante polo tecnológico no país, sendo considerada o Vale do Silício da América Latina.
Balneário Camboriú
Balneário Camboriú também é uma cidade que se destaca cada vez mais no cenário nacional, com excelentes níveis de qualidade de vida, segurança e bem-estar para a população. Além disso, oferece boas praias para seus habitantes curtirem o dia a dia na chamada Dubai Brasileira. Inclusive, o mercado imobiliário da cidade é um dos grandes destaques, possuindo um dos metros quadrados mais valorizados do país. Vale muito a pena buscar alternativas de imóveis em Balneário Camboriú para morar na cidade. Para quem busca mais paz e tranquilidade, mas quer estar próximo a cidade, existem opções excelente, ao que preferem um local mais reservado, há vários condomínios fechados, bem como o Porto Belo Golf Resort que é uma excelente opção para quem quer conforto, praticidade e segurança.
Joinville
Joinville é a maior cidade de Santa Catarina, possuindo excelente IDHM e mais de 600 mil habitantes. Contudo, ainda que seja uma cidade extremamente desenvolvida e com empresas importantes, ela mantém o clima tranquilo do interior, garantindo uma das melhores qualidades de vida do estado para a população. Vale ressaltar que ela também conta com boas instituições de ensino, hospitais e serviços em geral.
Joaçaba
Joaçaba é a primeira cidade de nossa lista que não tem praia, mas isso não significa que seja menos incrível para quem quer morar bem. É importante ressaltar, inclusive, que ela é referência em urbanização consciente, principalmente em relação ao meio ambiente, saúde e educação. Portanto, esse com certeza é um ótimo combo para quem quer viver uma vida mais tranquila, longe do agito do litoral e capital, além de ter mais consciência sobre seus impactos no meio ambiente.
São José
Localizado na região metropolitana de Florianópolis, São José possui cerca de 225 mil habitantes, possuindo um excelente IDHM, inclusive um dos mais altos de Santa Catarina. Vizinha da capital, a cidade é muito procurada por aqueles que desejam aproveitar a tranquilidade, sem deixar de lado o conforto de estar perto de um grande centro. Afinal, a cidade oferece um acesso muito facilitado para as diversas opções de lazer de Floripa.
Blumenau
Sede da região metropolitana do Vale do Itajaí, Blumenau preserva até os dias de hoje os costumes e tradições de seus colonizadores alemães, que inclusive é conhecida como a “pequena Alemanha” aqui no Brasil. Com ótimo IDHM, o município é destaque quando falamos de economia, que vai muito além do turismo, com foco na produção de materiais têxteis, metalurgia, mecânica e informática.
Criciúma
Localizada na região Sul de Santa Catarina, Criciúma é uma das melhores cidades para se viver no estado. Sua economia é muito impulsionada pela exploração do carvão, mas também é referência em atividades industriais, pecuária e de agricultura. Com cerca de 220 mil habitantes, o município está a apenas 20 km do litoral.
Brusque
Por fim, Busque é uma cidade pequena, mas que impressiona por sua qualidade de vida. Inclusive, ela já foi eleita como a cidade mais segura do Brasil por vários anos. Além disso, tem economia sólida e diversificada, baseada principalmente nos setores de metal, têxtil, mecânico e de serviços. Também é válido citar que oferece excelente infraestrutura, com bons hospitais, escolas e centros universitários.
Então, agora que você conhece algumas das principais cidades de Santa Catarina para morar, é hora de escolher qual delas será seu próximo lar. No entanto, é importante considerar fatores diversos, como segurança, educação, saúde, saneamento básico, ofertas de lazer, incentivo à cultura, economia, etc. Somente dessa forma você fará uma escolha certeira, optando por viver em uma cidade completa e que atenda não apenas os seus desejos, mas também todas as suas necessidades.